sexta-feira, 21 de setembro de 2007



POR QUE FAZER NATAÇÃO?A natação é um excelente exercício físico para o corpo humano. Dizem alguns especialistas que é a "atividade física mais completa que existe". Se não é mais completa, está muito perto disso! Afinal, a natação ajuda a melhorar o desempenho cardíaco e respiratório, fortalecendo a musculatura de todo o corpo, o que contribui, de forma decisiva, para o aumento na qualidade de vida das pessoas.Foram os animais aquáticos que mostraram ao homem que ele poderia mover-se na água, sem necessariamente...afundar! Os homens aprenderam a lição de tal forma que, na antiga Grécia e em Roma, a natação foi adotada como exercício para treinamento de soldados.Como esporte, a natação foi prejudicada durante muito tempo. É que havia a crença de que ajudava a disseminar epidemias. Mas isso foi mudando com o passar do tempo. Hoje, felizmente, é um esporte que, além do prazer físico e psicológico que proporciona, é recomendado por médicos, fisioterapeutas e professores de educação física para combater diversas males que nos afligem.A natação pode ser feita em quatro estilos: crawl (pronuncia-se "crau"), costas, peito e borboleta.
O crawl é nadado de barriga para baixo, com batimento de pernas alternado. A força do movimento das pernas é de cima para baixo, e os braços se alternam simultaneamente. A respiração ocorre de acordo com a braçada.O nado de costas é o "oposto" do crawl. É executado de barriga para cima, como o próprio nome fala, ou seja, de costas. O batimento de perna é quase igual, tendo como diferença a origem da força, que é de baixo para cima.Para muitas pessoas, o nado de peito é engraçado, porque o movimento se parece muito ao de uma rã ou um sapo. Aliás, o estilo foi inspirado nesses répteis.No nado borboleta, ambos os braços devem ser trazidos à frente, simultaneamente sobre a água e levado para trás, juntos. As pernas unidas fazem um movimento junto com o tronco em forma de ondulação. É considerado o mais difícil e exige muito da lombar. Geralmente, é o último estilo a ser ensinado, quando o nadador já tem os demais estilos bem assimilados.
SHAPE-DICAS:
DUCHAA ducha é obrigatória antes da entrada na piscina. Não esqueça!
CREME NO CORPOA qualidade da água da piscina também depende de você. Aplique o creme no corpo e cabelos somente após a aula de natação. Esse procedimento melhorar ainda mais a aula de natação!
OBJETO NÃO-IDENTIFICADOVocê achou um objeto no vestiário? Por favor, encaminhe o objeto até a nossa secretaria. Assim, poderemos devolvê-lo ao seu legítimo dono.
PERDA OU ESQUECIMENTOSe você perdeu ou esqueceu algum objeto no vestiário, por favor, procure a nossa secretaria.
POUPE ÁGUAEvite o desperdício de água! Colabore! Otimize ao máximo o tempo de duração de seu banho!
DÚVIDAS?Na dúvida, solicite SEMPRE a orientação do professor. Ele está na academia para auxiliá-lo!
CARTEIRINHAA carteirinha é sua identidade no recinto da academia. Ela deve ser apresentada ao professor no começo de cada aula.
SUGESTÕES OU RECLAMAÇÕESNós queremos ouvi-lo. Converse com a gente. Procure a Secretaria.
RECUPERAÇÃO DE AULASHá possibilidade de o aluno recuperar uma (ou mais) aula (s) que tenha faltado anteriormente, desde que respeitadas as seguintes condições:- O dia e horário da recuperação da aula devem ser comunicados à Secretaria previamente.- A recuperação de aula deve ser feita dentro do mês referente à mensalidade.- O pedido de recuperação após o vencimento da mensalidade somente será aceito mediante a apresentação de atestado médico ou de comunicação à secretaria antes do início do período em que o aluno necessitar suspender temporariamente as atividades na academia.
ATRASONas aulas de natação, o atraso na hora de entrada na piscina não pode ser compensado a partir do final da aula. Lembre-se que há outra aula iniciando, com outros alunos. Lembramos também que aluno matriculado na modalidade Natação VIP deve respeitar igualmente os horários de início e término das aulas, inclusive quanto a não compensação do tempo na aula seguinte.

Nenhum comentário: